Quarto de Milha em provas de três tambores

A prova dos três tambores consiste em contornar 3 tambores distribuídos ao longo da arena no menor tempo possível. Nesta prova, os tambores são distribuídos de forma triangular, com uma distância de quatro metros um do outro.

Os animais que mais se destacam na prova de três tambores são os Cavalos Quarto de Milha devido a sua inteligência, habilidade e velocidade.

A largada da prova de três tambores é dada quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. Cavalo e cavaleiro e/ou amazonas partem em direção ao 1° tambor, onde devem contorná-lo numa volta de 360° da esquerda para a direita, o 2° e o 3° tambor devem ser contornados numa volta de 360° da direita para a esquerda, só então se dirigem à linha de chegada.

A média de tempo da prova de três tambores é 18 segundos tanto para provas masculinas como para provas femininas. O Cavalo Quarto de Milha é utilizado principalmente para diminuir esta média de tempo, pois são animais muito velozes em distâncias curtas.

A cada tambor derrubado, o competidor é penalizado em cinco segundos, que são acrescidos ao tempo final. Vence o competidor que fizer a prova em menos tempo.

Penalizações da prova de três tambores: Caso sejam encontradas marcas de espora ou chicote no cavalo, o competidor é desclassificado.

Fonte: Estância 4M