Apartação é uma modalidade de trabalho que consiste em apartar uma só rês do rebanho sem trabalhar as demais. A necessidade entre o cavalo Quarto de Milha e o cavaleiro é fundamental: uma seqüência de movimentos bem definidos e passos que começam e terminam em posições precisas.

O cavalo de apartação é muito útil em rancho ou fazenda, pois no trabalho diário se faz necessário a execução de tarefas como manejo do gado. Um exemplo é apartar do rebanho um animal que está doente para ser tratado, medicado, ou para outra finalidade. Essa necessidade ficou evidente, e também a utilização de animais que no exercício de suas funções o faça com competência.

Entretanto, dentro de uma competição as regras para os campeonatos são necessárias  para  um  correto   julgamento do cavalo e para um melhor entendimento de como se deve ser um cavalo de apartação.

Durante a prova de apartação, cavalo e cavaleiro devem  se mover calmamente para  dentro  do  rebanho, apartar uma rês e dirigí-la ao centro da arena e mantê-la afastada do rebanho.

COW SENSE: "senso do gado", é a habilidade que o cavalo de  apartação tem de auto-pensar e auto-manobrar um boi. O cavaleiro ou amazona de apartação deve combinar  seus movimentos com o movimento da rês, antecipando todas as suas manobras.

O juiz atribui nota ao cavalo pela sua habilidade de impedir a rês de retornar ao rebanho, avaliando senso do gado, coragem e atenção do cavalo durante a prova de apartação.

O escolhido não pode ser trocado por outro, caso contrário existe a penalidade em perda de pontos. A figura do cavaleiro é presente quando afrouxa as rédeas para que o cavalo possa demonstrar sua habilidade e inteligência para controlar o boi com velocidade e equilíbrio. O desafio do cavalo é movimentar-se sem que o boi volte ao rebanho e sem a intervenção do cavaleiro.

 A nota varia de 60 a 80 pontos, e o competidor inicia com 70 pontos.
 

CONTATO

Estância 4M

Estrada para Anhumas KM-4 à esquerda | Córrego da Barraca - Regente Feijó SP

Escritório 4M

Av. Joaquim Constantino, 1511, Jardim Alto da Boa Vista | Presidente Prudente SP
Cep - 19053-300

(18) 98132-9032 – Michelle
(18) 99773-4648 – Adilson
(18) 2101-3037 – Escritório 4M