A prova de apartação ou Team Penning é uma prova eqüestre onde se coloca o Cavalo Quarto de Milha contra uma rês. Neste momento, cavalo e cavaleiro devem apartar um único boi para fora do rebanho sem atrapalhar os outros animais.

A escolha da rês para apartação é muito importante, pois o desempenho do cavalo varia de acordo com o comportamento do boi escolhido. Caso o cavaleiro queira trocar a rês, é penalizado em 5 pontos.

O boi escolhido é levado até o centro da arena. Neste momento, o cavaleiro solta as rédeas dando liberdade ao Cavalo Quarto de Milha para que este demonstre toda sua habilidade e inteligência ao controlar o boi, com velocidade e equilíbrio.

Os Cavalos Quarto de Milha para apartação devem ter “senso de gado”, antecipando todos os movimentos do boi e impedindo que este volte ao rebanho. O Cavalo Quarto de Milha é treinado para reagir a qualquer movimento da rês, sem a ajuda do cavaleiro. Cada vez que as rédeas forem utilizadas ou o cavaleiro der algum tipo de sinal, é penalizado em 1 ponto.

Entre os cavalos utilizados para apartação, o Quarto de Milha é o que mais se destaca devido a sua habilidade, inteligência, vontade e disposição para o treinamento. O Cavalo Quarto de Milha é extremamente veloz, pulando, ele cerca rapidamente a rês.

O juiz leva em conta a coragem, atenção e habilidade do Cavalo Quarto de Milha em impedir que o boi retorne ao rebanho.

As notas da prova de apartação variam de 60 a 80, sendo a média de 70 pontos.
 

Fonte: Estância 4M

CONTATO

Estância 4M

Estrada para Anhumas KM-4 à esquerda | Córrego da Barraca - Regente Feijó SP

Escritório 4M

Av. Joaquim Constantino, 1511, Jardim Alto da Boa Vista | Presidente Prudente SP
Cep - 19053-300

(18) 98132-9032 – Michelle
(18) 99773-4648 – Adilson
(18) 2101-3037 – Escritório 4M